20 de maio de 2012

Para Sempre Bentinho

“Quem é você?” É difícil para que responda esta pergunta, pois para isso teria que perguntar-se “quem sou eu?”.
Nesta busca por identidade podemos entrar em crises existenciais, ideais religiosos, qualquer resposta para o “ser”. É neste momento que podemos nos ver num equívoco, pois o que encontramos são rótulos: meu nome é J... sou motorista ou mecânico ou professor ou isto ou aquilo ou aquilo outro ou mais alguma qualquer coisa que disfarce esta sensação de vazio, rótulos que nos identifique (identificar, identidade, indivíduo, idiota, Id).
Vejamos a vida de um certo Michael: estudante, tímido, ator amador, maluco profissional (e qualquer outro rótulo que quiser adicionar); durante a vida recebeu vários apelidos (rótulos mais explícitos). No colégio de morcego, Nerd, C.D.F., geninho (este em especial é conhecido até hoje por seus colegas de então (não sei se posso colocar um parêntese dentro de outro, mas é necessário que se saliente que apesar dos apelidos ele não se considerava nada estudioso, muito pelo contrário raramente pegava num livro para estudar)); no teatro de kiwi, peludinho e outros do gênero; no trabalho Harry Potter, Renato Russo etc. (no trabalho ele era chamado de qualquer coisa menos de Michael).
Apesar de não ter dito ante, ele nunca fora popular. Isto mudou, até certo ponto, quando começou a faculdade; algo que nunca acontecera, aconteceu: conseguiu uma rede de amigos (não muitos, mas para seu padrão enorme).
Aproveitando esta repentina popularidade fez o que jamais poderia antes fazer: vender vários ingressos para um de seus espetáculos. A montagem era de Dom Casmurro e ele fizera o personagem título (para quem não se lembra “Dom Casmurro” era o “título” dado de forma irônica por um vizinho do personagem, o nome verdadeiro dele era Bentinho).
Quem ainda se lembra do começo deste texto deve estar me perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra? É que alguns de seus amigos foram assistir ao espetáculo. Daí para frete estes, e outros que por associação aderiram, começaram a chamá-lo de Bentinho.
A busca por identidade pode ser eterna, por isso todos seremos de uma forma ou de outra, Para Sempre Bentinho...
Um beijo do Magro, fui…
ps. Este texto foi escrito e postado no Mike Łٳ†€rά†μى em 02/12/2008. Leia outras crônicas antigas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário